sexta-feira, 29 de junho de 2018

RESSENTIMENTOS

Sim, recebeste um tratamento péssimo daquele cliente, daquele namorado, do professor, do teu marido, dos teus pais, dos teus filhos, dos vizinhos, do chefe, dos teus colegas, dos amigos, dos críticos, do cão...

Tens toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu.

Mas se ainda hoje, estás a sentir essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então estás ressentido, com ela. Vê o significado da palavra ressentimento:

Re-Sentimento

Sentir novamente. Sentir infinitamente, para alguns.

Porque usar a mente para sentir novamente as coisas ruins, fragilidades e decepções?

Sentir as coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, excepto prender-te ao passado e tornar-te uma eterna vítima de alguém que já nem está a tentar prejudicar-te. Ao guardar qualquer ressentimento estás a acorrentar-te a alguém que te fez mal, mesmo que essa pessoa já não deseje isso.

Estás a re-sentir a dor que já só existe na tua memória. E na tua cabeça.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada pelo teu ressentimento.

Mas tu És!

Desperdiças momentos únicos das tuas vinte e quatro horas diárias para pensar no punhal que alguém usou contra ti há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredites ou não, és tu que te estás a apunhalar dia após dia, com o teu re-sentimento.

Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixa os advogados tratarem disso e concentra-te na tua vida e na tua felicidade.

Toma as medidas que tiveres de tomar e e

Esquece as coisas ruins do passado. Ele já passou. O passado já não existe mais. Vive o momento que estiveres a viver.

Fica no Aqui e Agora.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, ainda estiveres "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembra-te do que disse William Shakespeare:

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.“

FONTE: Texto dos Coo-dependentes anônimos (CODA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESSENTIMENTOS

Sim, recebeste um tratamento péssimo daquele cliente, daquele namorado, do professor, do teu marido, dos teus pais, dos teus filhos, dos v...